O SEU ALIMENTO VEM DE DEUS?

“O pão-nosso de cada dia nos dá hoje”  - Mateus 6:11

Quando vamos pregar, quando vamos falar com alguém por norma pedimos que Deus nos dê as palavras certas, a mensagem certa, a unção do Espírito entre muitas outras coisas significativas. É comum a pessoa querer depender duma certa provisão para empreender aquilo que achamos ser importante.
O mais estranho no meio disto tudo, é que as pessoas dependam de pedir a Deus que se lhes dê o alimento para os outros e quando lhes toca a si, quando o alimento lhes diz respeito, raramente inquirem de Deus o que devem comer, se é comida dada por Deus e se esta é ungida ou não, se vem na hora certa e se o momento é oportuno. Me parece que existem dois pesos (ou mais) e duas medidas para situações iguais que se aplicam a pessoas diferentes.
A melhor comida que se pode oferecer a alguém, será a que Deus em pessoa nos deu a nós para dela nos nutrirmos, corrigirmos e da mesma dispor armazenando em nosso coração – ela tem de estar sempre quente em nós mesmos. Nunca mantém comida feita aquecida e sempre quentinha para servir à hora das refeições? Se faz isso com a comida que nutre seu corpo, porque se recusa a fazer o mesmo com a comida que nutre todo o seu ser de uma vez por todas?

E se comer – precisa estar sempre a comer para viver, ou vive porque comeu de Deus? É necessário entender que, caso comamos de Deus, teremos de nos servir da alimentação para nos levar em caminho, para nos manter e aguentar enquanto cavalgamos para a cidade santa. É um erro comum a quem não busca sua porção diária do próprio senhor Jesus, que quando a busca – caso a receba quando a busca – nada faça com ela a não ser ficar em seu quarto quentinho, “em comunhão com Deus”. Uma moeda não tem duas faces? Estas duas facetas pertencem a uma mesma pessoa: ou não busca para si – apenas para os outros – ou busca e nada faz com o tesouro que achou, se achou.
Do mesmo modo que buscamos comida para uma congregação inteira, que oramos para nunca nos sairmos mal diante dela, desse mesmo modo devemos buscar nosso pão de cada dia do seio do senhor Jesus Cristo. Caso você busque de Deus pelo temor que tem de ficar mal visto diante das pessoas, ou pelo anseio de ficar bem visto, que honra busca que se dê ao Senhor? Assim, se busca para os outros, porque pensa que pode sempre ler o livro que lhe apetece, do autor que admira, negligenciando muitas vezes a própria Bíblia em troca de algo escrito por um servo de Deus? Quando lê a Bíblia tem algum padrão, alguma preguiça que sempre comandam e impõem sua maneira de se colocar diante de Deus? É Deus assim tão desprezível a seus olhos? Deus diz assim: “Mas seja maldito o enganador que, tendo animal macho no seu rebanho sacrifica ao Senhor o que tem defeito; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos exércitos e o meu nome é temível entre as nações”, Mal 1:14. 
Pessoa que busca a comida a distribuir aos outros, mas nunca busca a própria das mãos de Deus em pessoa, é negligente com sua própria vida, descrê em Deus, acha que se pode orientar por si, ou então teme pessoas e quer agradar quem o ouve – por isso intervém diante de Deus pela comida que quer dar aos outros! É importante sim, não dar de comer mas sim dar de comer o que vem de Deus. Logo, se o buscamos com a mesma intensidade, orando “o pão-nosso de cada dia nos dá hoje”, como pedimos comida a dar tanto a outras pessoas quanto a nós mesmos, é lógico que estamos mesmo interessados em que Deus se honre e alimente Ele próprio Suas ovelhas, das quais eu faço parte. Busca sua comida de Deus? Recebe-a?
É de realçar a palavra que Jesus usa: NOSSO, quando se refere ao pão que d’Ele possamos buscar. Primeiro, buscamos de Deus; em segundo a palavra nosso, inclui tanto a mim como ao meu próximo. Significa isto apenas que, se Deus me dá, devo comer d’Ele e dar de comer dessa mesma comida, multiplicando, estando este pão a passar e a vir das mãos de Cristo em pessoa. A comida da qual me sirvo, sai ainda quente e bem nutrida para dar também a quem amo como a mim mesmo. Comunga você da necessidade que é de Deus que sua comida tem de vir a seu tempo, ou faz como Saul que sacrifica as vacas apenas porque se acha no dever de fazê-lo pelo temor que sente em si mesmo? (1 Sam.15). Serão as pessoas que o levam a fazer as coisas?
Jesus disse que todo aquele que não beber da SUA água, a que vem d’Ele, tornará a ter sede. Tem sede? Algo de errado se passa em sua vida pessoal! Deve estar a comer maná do dia anterior ou algo assim.

Comentários

  1. Olá irmã Lucy, graça e paz!

    Fico feliz por seu contato e por suas sinceras palavras, pois sei que vem do coração de Deus para minha vida e ministério.

    Parabéns pelo seu Blog, já estou seguindo!

    Att,
    Pr. Roberto Amorim.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz! Faz sentido, pastor, quando mesmo observando a ministração da Santa Ceia, observamos o partir e partilhar do pão, representando o Pão da Vida. Todavia, por algumas vezes, existem momentos em que creio ser produtivo observar como funciona o modo de se alimentar dos partilhadores semelhantes e por sequência mais experientes, na intenção de edificação e não construção de nossa própria receita e, consequentemente, aliar forças, sem desmerecer o Lugar Secreto e nem deixar a comunhão com o Altíssimo Padeiro para trás. Saudações!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM: TRÊS INIMIGOS E TRÊS ARMAS A SEREM VENCIDOS.

Pastores: Feridas, abandono e o duro recomeço

SOMOS MORDOMOS DO EVANGELHO!